domingo, 21 de outubro de 2007

Taça Minas Gerais - Tupi x América

TUPI 3 X 1 AMÉRICA

Há mais de 30 anos acompanho o futebol de Minas Gerais e desde a idade ainda bem infantil acompanho a imprensa de Belo Horizonte e arredores da capital. Até entendo perfeitamente o bairrismo que sempre norteou boa parte dos locutores, comentaristas e repórteres da capital, sempre enaltecendo e torcendo sem cerimônia para Atlético, Cruzeiro e América, entendo até que em campeonatos nacionais e internacionais é necessário o bairrismo e tenho cobrado isso do pessoal de Juiz de Fora para fazer também com o futebol da cidade. Entretanto desta vez alguns membros da imprensa de BH exageraram ao anunciar em alto e bom som que se o América perdesse o jogo em Juiz de Fora neste domingo era uma catástrofe. Ora, não podiam ter dito lorota maior em se tratando do fraquíssimo e agonizante América Futebol Clube. Bairrismo e chacotas contra as equipes do interior é de uma falta de bom senso incrível, todos nós sabemos que das 4 equipes que chegaram à seme final da Taça Minas Gerais o América é de longe a mais fraca delas.

Hoje, ficou claramente demonstrado na partida em Juiz de Fora o quanto o América é inferior, principalmente se compararmos ao Tupi, a equipe belohorizontina não levou uma goleada de uns 7 ou 8 a 2 por um capricho da arbitragem que deixou de excluir da partida o goleiro Daniel do América que já tinha cartão amarelo e cometeu um penalti no meia Marlon do Tupi, o América não tinha mais goleiro reserva, já que o goleiro já havia sido substituído e com um jogador a menos e um goleiro improvisado, o caixão americano estava fechado e a agonizante situação teria deteriorado muito mais. É mais um capítulo de polêmicas que se levanta em torno do América nesta competição, em todos os jogos do América algo ficou obscuro levantando diversas suspeitas de favorecimento.

O leitor pode suscitar o seguinte questionamento: Você não está sendo bairrista também? Primeiro não tenho nada contra o bairrismo. Acho que temos que ter mesmo e se Juiz de Fora tivesse assumido a bandeira das equipes locais e não tivessem endeusado as equipes cariocas que vem a JF colhem os louros e deixam uma "banana" para a torcida, o futebol de Juiz de Fora hoje poderia ter uma outra conotação no cenário nacional, concordo com o assíduo leitor, o Sr. Eurico Moura de Maringá/PR, que defende exatamente isso que acabei de relatar. Eu assumo o bairrismo mesmo pelo futebol profissional do interior de Minas, é a nossa principal bandeira e não vou deixar de denunciar neste espaço qualquer tentativa de se locupletar ilegalmente encima das equipes interioranas que disputam os campeonatos da Federação Mineira de Futebol, sabedores que somos das dificuldades que estas equipes enfrentam em seu dia dia.

Mas indiferente a tudo isso o Tupi, que eu vinha criticando por atuações abaixo da média apesar das vitórias contra Uberlândia e Uberaba, ambas com goleadas mas que não me convenceram, hoje apresentou um futebol digno de sua fanática torcida, que hoje compareceu em bom número, foram 1.878 torcedores que compareceram e viram uma equipe que além de aguerrida foi eficaz, produzindo um placar razoável podendo perder por 1x0 em BH que mesmo assim estará na final da Taça Minas Gerais. Como eu disse anteriormente, poderia ter sido muito melhor, a equipe carijó poderia ter aplicado uma goleada e as coisas estariam muito mais facilitadas para o próximo confronto entre as duas equipes.

O Jogo: O Galo carijó de JF começou a pleno vapor e com menos de 5 minutos já havia perdido duas chances claras de inaugurar o marcador, entretanto valeu a velha máxima de que quem não faz leva, o América em sua primeira ofensiva conseguiu no oportunismo do Euler abrir o marcador aos 9 minutos. O Tupi, no princípio sentiu o gol mas conseguiu se reequilibrar e foi se soltando até que em um choque entre o meia Junior Negão e o goleiro Alex o arqueiro levou a pior e teve que aos 29 minutos ser socorrido pela ambulância e conduzido ao hospital, registra-se aí a eficiente equipe de resgate presente ao estádio que providenciou o socorro ao jogador lesionado em menos de um minuto. Aos 39 minutos depois de muita insistência o meia Junior Negão acertou um torpedo da intermediária sem chances para o goleiro Daniel, empatando a partida. A partir daí o Tupi sufocou a defesa americana tanto que aos 52 minutos o goleiro do América fez penalti no meia Marlon do Tupi que o meia armador Pachola cobrou de forma que o goleiro não saísse nem nas fotos, o Tupi estava ali fazendo um reviravolta no marcador, indo para os vestiários com o placar de 2x1. No segundo tempo o América até que tentou, de forma desorganizada, mais nas investidas do veterano Euler e do lateral Alemão pela esquerda, mas não logrou êxito e numa recuada de bola para o arqueiro Daniel, o goleiro deu uma senhora vacilada e o atacante Admilson do Tupi roubou a bola tocou para o Pachola que passou imediatamente para Allan que bateu no canto direito do arqueiro Daniel, estabelecendo placar final ao marcador. Tupi 3x1 América.

Registra-se nesta partida a recuperação do futebol de alguns jogadores do Tupi. João JR que não fazia uma boa partida desde o Módulo II foi um gigante na área, os laterais tanto o Serginho, principalmente no primeiro tempo, e o Edmar no primeiro e segundo tempo, fizeram a diferença com o Pachola arrebentando como em todo jogo, fazendo inversões de jogadas tanto de um lado quanto de outro colocando sempre os laterais em boas condições bem como os dois atacantes Allan e Admilson, muito boa a participação do Tupi neste jogo, desde o primeiro semestre nas disputas do módulo I não se via um Tupi aguerrido e jogando com eficiência como foi na partida de hoje. Precisa ainda corrigir alguns erros de marcações no meio campo, às vezes a zaga passa sufoco pela deficiência de marcação naquele setor.

Para o próximo jogo em BH entendo que o Tupi deverá se fechar bem, impossibilitar a criação do meio campo americano e explorar bem as decidas do Allan e do Admilson, há plenas chances de voltar da capital com a classificação debaixo do braço.

Fotos tiradas no estádio. A torcida está pouco a pouco voltando....




Torcida do Tupi chegando...














































































































5 comentários:

  1. Uma vergonha

    A DIRETORIA DO TUPI É MEDROSA, o América faz o que quer com a competição e ninguém faz nada.

    O jogo teve um pênalti claro logo no início, quando o Felipe cabeceou e o zagueiro Riso com a mão esticada desviou. Quando o atendimento do goleiro do América estava acontecendo o técnico Nedo Xavier estava dentro do campo quase na área reunido com o time passando orientações. O pênalti no Marlon foi gritante, por isso o arbitro não deixou de marcar, porém deixou o goleiro reserva do América sem o segundo amarelo. Fora as 25 faltas que o Dudu fez no pachola parando as jogadas e nenhum cartão, ou o Euler que apitava o jogo junto com o árbitro e também nenhum cartão, mas para o marlon ele deu quando reclamou do cartão. Deixando de fora as diversas faltas contra o Tupi que árbitro ou não marcava ou invertia para o América.

    No final do jogo tinha uma notificação por escrito dos representantes do América junto com o delegado da Federação Mineira de Futebol reclamando oficialmente do árbitro. UMA VERGONHA!

    A DIRETORIA DO TUPI VAI PERDER ESSA CLASSIFICAÇÃO POR SER FRACA E MEDROSA. O jogo de volta até o presidente da Federação vai estar no Independência para fazer pressão no árbitro, como foi no jogo da primeira fase, na ocasião eles inventaram um pênalti no Euler e marcavam impedimentos do tupi até em tiro de meta.

    AINDA ME LEMBRO quando o ANTÔNIO BRAGA ligou direto para o presidente da Federação durante o jogo contra o Atlético, onde esse mesmo infeliz que apitou o jogo de hoje prejudicava descaradamente o Tupi. Porém, SETEMBRINO, ADIL E MONTEIRO são fracos para Federação e vai permitir que o América pressione toda a arbitragem do Estado para sair vencedor e classificado e os jogadores que estão se dedicando e trabalhando honestamente vai ficar sem participar da final porque o América depende desse título para ter um campeonato nacional ano que vem.

    MONTEIRO, SETEMBRINO e ADIL, deixem de se esconder e vamos fazer representação na Federação e obrigar uma arbitragem de fora. O medo dos arbitro de Minas é não ser relacionado para jogos por causa da força do América, mas um árbitro de fora não precisaria ter esse medo.

    A Federação está ajudando o América sim. Nesse campeonato só tem equipes pequenas, não tem Cruzeiro ou Atlético para bater de frente na Federação impedindo qualquer ajuda ao América, como foi no Mineiro e a equipe da capital foi rebeixada.

    NAÕ VAMOS PERDER NOSSA VAGA PARA FINAL COM A PRESSÃO FORA DO CAMPO.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Fred, resumiu tudo.. também acho ser o sentimento da massa carijó. O que se espera é que a cartolagem não atrapalhe e a equipe classificada saia das quatro linhas..

    Grande abraço e obrigado pelo comentário..

    J.Begatti

    ResponderExcluir
  3. O América está pressionando as autoridades da Federação Mineira de Futebol de forma suja, utilizando de artifícios mentirosos e sem qualquer lógica, uma vez que eles não tem condições nem de mencionar os nomes dos dirigentes do Tupi que se trancaram com o árbitro e os auxiliares, ou ao menos o Administrador do estádio que impediu o acesso deles ao reservado das cabines.

    Fizemos questão de questionar o Presidente do Tupi, Sr. Monteiro, sobre as acusações que o presidente do América fez após o jogo. O mesmo alegou que nada do que o presidente do América disse aconteceu, porque em sendo direito dele utilizar a área reservada das cabines e tendo sido impedido pelo administrador do estádio conforme ele afirma, deveria o mesmo ter chamado a Polícia Militar que estava no local e solicitado um Boletim de Ocorrência, assim da mesma forma com o suposto acontecido da queda de sua esposa.

    No que se refere aos dirigentes do Tupi terem se trancado com a arbitragem no vestiário, temos que pensar que é uma acusação tão absurda, que denigre até o próprio árbitro, que não o impediu caso isto tivesse acontecido. Os árbitros em sendo agredidos dessa forma, caso isso tivesse ocorrido, não deveriam ter procurado o delegado da Federação Mineira que encontrava-se lá próximo a porta do vestiário?

    No entanto foi visível inclusive durante a partida e o intervalo , as investidas da comissão técnica do América sobre a arbitragem.

    O América está mencionando HOSTILIDADES o tempo todo, querendo com isso, intimidar os dirigentes do Tupi a irem ao jogo no domingo, assim eles poderiam pressionar a Federação e o árbitro conforme eles quisessem; querem com isso motivar os jogadores a levar esse confronto como uma guerra pessoal, podendo ter situações de violência sem a necessidade; buscam também intimidar a torcida do Tupi a irem ao jogo, mas mais do que isso provocam a torcida do América a uma recepção violenta aos torcedores do Tupi, aos jogadores do Tupi, aos membros dirigentes do Tupi e a imprensa de Juiz de Fora; e se ocorrer uma fatalidade causada pela violência, a mídia de Belo Horizonte e o América PUBLICARÃO QUE FOI UM ACIDENTE.

    Por isso gostaríamos de solicitar a FEDERAÇÃO MINEIRA DE FUTEBOL para observarem esses acontecimentos a fim de PRESERVAR O ESPETÁCULO onde a melhor equipe vença e se classifique para a Final da Taça Minas.

    As publicações do Estado de Minas e do site do América estão levando o jogo para um clima de guerra onde pessoas má intencionadas e com capacidade reduzida de raciocínio poderão ferir gravemente alguém.

    Vamos levar a PAZ e o espetáculo. Não foi o Tupi que levou o América a essa situação, foram as diversas más administrações que o América teve. Não pode ser o Tupi a ser agredido por isso estar acontecendo ao Coelho.

    Equipe do site do Tupi

    ResponderExcluir
  4. Agradeço ao site do Tupi pelo comentário e tomo a liberdade para criar um post sobre o assunto...

    J.Begatti

    ResponderExcluir
  5. nós agradecemos a você... Begatti

    ResponderExcluir