sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Justiça pode "melar" a terceirona mineira

O campeonato mineiro da terceira divisão está "sub judice" até a decisão final do mérito ou revogação da liminar.

Insatisfeito com a decisão da FMF, o torcedor Herbert Pessoa propôs uma ação contra a participação do Poços de Caldas Futebol Clube, o Vulcão do Sul de Minas. Segundo o torcedor a FMF convocou, no dia 24 de maio, por edital, todos os clubes que tinham documentação hábil para disputa da competição. No documento, havia texto expresso, informando que o clube que não estivesse presente na reunião não participaria da competição.

No dia da reunião, dia 6 de junho, ficou definido, ainda, que a tabela do campeonato seria publicada oito dias depois, e quem não houvesse quitado suas dívidas com a FMF e Tribunal de Justiça Desportivo (TJD) também não poderia participar. Na ata, constou o nome dos clubes participantes, excluindo-se os devedores.

No entanto, segundo o torcedor, a tabela não foi publicada. Em vez disso, foi divulgada uma lista, incluindo o nome de um clube que não havia participado da reunião, o Poços de Caldas. Para tentar regularizar o ato, foi colocado em votação se o clube poderia ou não competir. Ele disse também que outro clube, que já tinha comunicado sua não participação no campeonato, votou a favor da participação de Poços de Caldas, quando um, que tinha total interesse na disputa, não pôde participar, sob alegação de que estava com dívidas. Mas, de acordo com o torcedor, a dívida tinha sido quitada.

“Assim, a Federação, de forma consciente, buscou todos os meios ilegais e imorais para levar o Poços de Caldas Futebol Clube a participar do campeonato”, conclui o torcedor. Para ele, a violação das regras, antes de a competição começar, cria uma desconfiança. Ele cita ainda que “é direito do torcedor que o regulamento, as tabelas da competição e o nome do Ouvidor da competição sejam divulgados até 60 dias antes de seu início”.

Segundo a juíza, ficou demonstrado que o Poços de Caldas FC sequer foi arrolado na listagem dos clubes presentes na primeira reunião, entretanto, na seguinte, seu nome fora incluído, contrariando as disposições previamente estabelecidas pela própria Federação. “Em análise sumária dos autos, constata-se que a atitude da Federação implica tratamento desigual aos clubes previamente convocados, pois contraria as disposições previamente estabelecidas no edital de convocação, contrariando o princípio da igualdade e, consequentemente, acarreta prejuízo para todos os envolvidos no evento esportivo, inclusive o torcedor”, afirma a juíza.

Desde meados de junho que alguns torcedores vêm discutindo de forma bastante acalouradas sobre este assunto neste blog. Sugiro ao leitor se reportar ao nosso post de junho denominado "23 equipes irão disputar a Terceira divisão do mineiro".

Alheios a isso a partida inaugural está acontecendo exatamente agora(07/09 às 22:27) quando estou redigindo este post. O Vulcão está empatando em casa com o Santaritense de Santa Rita do Sapucaí em 1x1 aos 44 minutos da etapa final.

5 comentários:

  1. Herbert Pessoa, você está coberto de razão e apoio a sua indgnação e revolta contra a Federação Mineira de Futebol. Estou comentando aqui da cidade de Formiga e também estamos revoltados com a Federação inclusive com uma ação semelhante a sua, contra o Social de Cel. Fabriciano que foi campeão do módulo II. Este clube também estava em débito com a Federação e só quitou suas taxas depois que venceu o Formiga em jogo realizado em Divinópolis, jogo este que a Federação puniu o Formiga com perda de mando de campo, que foi outra maneira de ajudar o Social e principalmente o Uberaba, que alias foram os dois clubes que subiram para o módulo I. A Federação fez de tudo para prejudicar o Formiga, por ser um clube pequeno, a preferência é sempre para Uberaba, Uberlândia, Valério, mas Formiga chegou no final com méritos, só atrapalhado pela força da Federação mineira, fato que deixou toda a cidade revoltada. Estamos aguardando o julgamento do TJD, pois a Federação não quis mostrar os comprovantes de pagamento feito pelo Social. Infelizmente a Federação mineira não tem credibilidade e sempre favorece quem ela quer favorecer, é só lembrar da final do último campeonato mineiro onde houve favorecimento ao Atlético com seus dois jogos das semi-finais realizados no Mineirão contra o Democrata de Valadares, uma vergonha descabida e aceita pelo presidente da Federação que é atleticano confesso e conselheiro do clube. Temos que dar um basta nestas falcatruas para moralizar o futebol. Até outra oportunidade e parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, agradeço o comentário e pactuo com quase tudo que você disse. A moralização, entendo eu, é o caminho para fortalecimento do futebol de Minas Gerais. Regulamentos mais claros e cumprimento que é mais importante. Com relação ao FEC acompanhei desde o princípio o Módulo II e realmente foi uma tristeza vê-lo fora da primeira divisão, embora o Social tenha subido dentro dos gramados se houve realmente o deslise foi uma tremenda bola fora do Saci.
    Grande abraço
    J.Begatti

    ResponderExcluir
  3. J. Begatti, esse anônimo anterior na verdade é Paulinho, agora que me cadastrei no Blogger. Sempre leio seus comentários. Quanto ao Social ter ganho dentro das quatro linhas tudo bém, agora uma coisa é certa, o Formiga está fora não por sua imcopetência, mas sim pela incompentência da Federação Mineira e da arbitragem mal intencionada. Nosso jogo contra o Valério em Itabira o juiz inventou um penal ja nos acréscimos, sendo que a bandeirinha havia marcado escanteio, foi revoltante. No penúltimo jogo contra o Social que perdemos em Divinópolis, o juiz deu tres cartões amarelos para nossos melhores jogadores, tirando-os do jogo final contra o Uberaba. Mais uma, no jogo final o Social retardou o início da partida contra a URT em cinco minutos, como o jogo do Uberaba e Formiga havia terminado e o Uberaba garantido a vaga, o Social fez o gol salvador ao 45 minutos do segundo tempo, ja sebendo do resultado lá em Uberaba. Tudo estava marcado para o Formiga não subir. Vamos esperar esse julgamento e torcer pra que a Federação faça cumprir a lei.
    Abraços e mais uma vez parabéns pelos comentários.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Paulinho pela participação, faço votos sinceramente que o FEC consiga a vaga, o jogo contra o Valério eu estava acompanhando pela Rádio e realmente, pelos relatos, o pênalti foi um castigo e determinante para as pretenções do Formiga.
    Em tempo, parece que a liminar foi cassada e a terceirona já começou.
    Grande abraço a todos de Formiga!
    J.Begatti

    ResponderExcluir
  5. Vcs estão de brincadeira, olha o que aconteceu no último jogo do Formiga em casa, se não enterditassem o Estádio (campo), teria que interditar a Federação Mineira.

    ResponderExcluir