domingo, 30 de dezembro de 2007

Uberaba novamente na elite do futebol mineiro


O Uberaba, depois de longo período fora da primeira divisão, retorna em 2008 com promessas de boa campanha.

90 ANOS DE MUITAS GLÓRIAS

Fonte: www.uberabasportclube.com

O USC foi fundado em 15 de julho de 1917. Desde então, o amor pelo clube de todos aqueles que um dia se dedicaram a ele, nos deu uma história de muitas conquistas, marcada sempre pela união entre dirigentes e torcedores. Esse foi o fator principal para o crescimento do Uberaba Sport Club ao longo dos anos. Foram anos de dedicação e glórias à comunidade uberabense. Quem não sente saudades daquelas épocas, principalmente quando nosso time era um dos mais respeitados do Brasil. Algumas partidas ficaram marcadas nessa nossa história. Aquela, no Maracanã, pelas Oitavas de Final do Campeonato Brasileiro, onde estávamos ganhando do Flamengo por 2 x 0. Pena que eles, à base de muita pressão, conseguiram virar o jogo. No jogo anterior, no Uberabão, com mais de 26 mil pessoas, empatamos em 1 x 1 (segundo a Revista Placar, o empate foi um bom resultado). Também devemos lembrar outra partida, acontecida aqui mesmo no Uberabão, contra o Santos. Com a "casa cheia", ganhamos de 4 x 1.

Assim como essas, dezenas de outras importantes atuações de nossa equipe de futebol profissional contribuíram para elevar o nome de Uberaba no cenário nacional. Atualmente somos 73º no Ranking de Clubes Brasileiros (CBF) e 5º em Minas Gerais , com o total de 159 pontos (ver mais detalhes no link “Futebol”).


No dia 25 de dezembro de 1917, foi realizada a primeira partida do USC de que se têm notícia. O jogo, contra o Araguary (com y, respeitando a época), foi assim descrito pelo cronista Fernando Terra, o primeiro a escrever sobre esporte no saudoso “Lavoura e Comércio”: “Com um grande match de foot-ball, o USC inaugura no dia de Natal, a sua esplêndida praça de esportes” (nos terrenos da Santa Casa de Misericórdia). “Os foot-ballers de Araguary acederam em jogar com o primeiro team do clube local. A novel associação inicia assim suas lutas esportivas, com um renhido embate inter-municipal. O Dr. Tancredo Martins, em palavras de vibrante entusiasmo, em nome da diretoria do clube, fez entrega da belíssima taça, oferecida pela artista “La maruxa” à equipe vencedora. Conquistou assim o Uberaba Sport os seus primeiros louros”. “O juiz da partida foi o “referee” Ricardo Fonseca, que juntamente com os bandeirinhas, estavam de paletó e gravata, impondo mais respeito... O Uberaba jogou com Aladino, Gama e Macário; Waldemar Junqueira, Satyro de Oliveira e Antonio; Targino, Aristides Cunha Campos, Olavo Junqueira, José Ribeiro e Mário Junqueira. O Araguary contou com Ernesto, Pinho e Machado; Aristides, Celso e Dante; Djalma, Luiz, Jeovah, Mário e Alderico. O “placard” foi um triunfo sensacional do USC por 3 a 0 (pesquisas recentes apontam que o jogo poderia ter sido 3 a 1), com gols de Aristides Cunha Campos que fez o primeiro, José Ribeiro ampliou para 2 a 0 e Targino completou a goleada”.

Na década de 30, o USC recebeu e venceu em seu Estádio no Bairro Mercês, acertadamente batizado de Boulanger Pucci, um dos maiores beneméritos do clube, grandes e memoráveis equipes do futebol brasileiro e mundial. Naquele gramado, desfilaram muitos dos maiores jogadores da época, em equipes como o Paulistano e o Peñarol do Uruguai, entre outros.

Nos anos 40, o famoso São Paulo Futebol Clube, de Leônidas da Silva, e o Atlético Mineiro, campeão na Europa, proporcionaram grandes embates com o Colorado no Boulanger Pucci. Em um inesquecível jogo contra o Galo, de Kafunga, brilhou a estrela de um uberabense que fez história: Wilson Frade, o “Ticrila”, que ao lado de Otacílio, Gabardinho, Djalma e Nelsinho, foi quebrada a invencibilidade atleticana por 3 a 2.

Nos anos 50 o USC ganhou seguidamente o Campeonato do Triângulo, até voltar a disputar o Campeonato Mineiro, onde foi bi-campeão do interior. O time marcou época nos anais do clube: Vilmontes, Loli, Cazeca, Tam, Tiago, Lanza, Fausto, Paulinho, Zé Luis, Tati e Oliveira.

Em 1976, em sua primeira participação em campeonatos brasileiros, o Uberaba venceu seu primeiro jogo. Em jogo válido pela terceira rodada, em 12 de setembro de 1976, o Uberaba derrotou a Portuguesa de Desportos, com um gol do lateral Alfinete. O povo de Uberaba saiu às ruas para comemorar, em carreata, a boa vitória do Colorado de BP.

No campeonato brasileiro de 1977 ocorreu uma das mais vibrantes vitórias do Uberaba Sport em todos os tempos. Com dois gols de Naim e dois de Paulo Luciano, o USC destruiu o Santos de Cejas, Ailton Lira e Juary, que aliás fez o gol santista. Uberaba 4x1 Santos, que vitória. Foi em 27 de novembro de 1977.


Taça de Ouro 81. Ainda no Aeroporto de Uberaba, o saudoso João Saldanha chama nosso time de “Galinha Morta”. Rapidamente muda de idéia. Surpreendido pelo fantástico time que tínhamos naquela época e por um empate conseguido graças a um gol irregular de Nunes, Saldanha teve que reconhecer que o Colorado dominou o Flamengo de Zico e companhia e poderia ter vencido. Uberabão superlotado. Uberaba 1X1 Flamengo.


Equipe de 1983: Edson Luiz, Celso Sá, Lobão e Gilvan; Lindário, Aldeir, Hilton e Joãozinho Maradona; Binga, Cabeça e Estevan Real; Técnico: Marcos Viana.

Em 06 de março de 1983, o que parecia impossível transformou-se em uma impressionante jornada do Colorado. Após ser goleado pelo Guarani de Sobral e precisando vencer por três gols de diferença para avançar na Taça de Prata, nem o mais otimista dos torcedores imaginava o que estava por acontecer naquele domingo no Uberabão. Com uma goleada histórica por 5x0, o Uberaba esnobou a Taça de Prata, destruiu o poderoso Santa Cruz de Recife e avançou direto para a Taça de Ouro. O último gol, do ponteiro esquerdo Simões, é inesquecível: Em um contra ataque, Simões dominou a bola no meio do campo e avançava rapidamente até o gol do Santa, empurrado pela torcida, completamente de pé, e pela voz de Moura Miranda, nas centenas de radinhos de pilha espalhados pelo estádio. Ao chegar de frente para o gol, Simões pareceu mais tropeçar do que chutar a bola, que bateu no goleiro e voltou, caprichosamente, de encontro aos seus pés, e dessa vez ele não errou. Gol. Uberaba na Taça de Ouro.

Conquistas:

Taça Minas Gerais 1980
Torneiode Acesso ao Campeonato Brasileiro - 1986
Torneio Santos Dumont - 1974
Módulo II 2003
Vice-Campeão Taça Minas 2006

2 comentários:

  1. Feliz Ano Novo a todos do Uberaba e também a todos clubes de Minas Gerais. Especial para vc Begatti, pelas informações passadas com profissionalismo e emoção.

    Nel NeTTupi-

    T.O Tribo Carijó

    Juiz de Fora MG

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Nel, desejo o mesmo para você e sua família.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir