Uberaba novamente na elite do futebol mineiro
90 ANOS DE MUITAS GLÓRIAS
Fonte: www.uberabasportclube.com
Assim como essas, dezenas de outras importantes atuações de nossa equipe de futebol profissional contribuíram para elevar o nome de Uberaba no cenário nacional. Atualmente somos 73º no Ranking de Clubes Brasileiros (CBF) e 5º em Minas Gerais , com o total de 159 pontos (ver mais detalhes no link “Futebol”).
No dia 25 de dezembro de 1917, foi realizada a primeira partida do USC de que se têm notícia. O jogo, contra o Araguary (com y, respeitando a época), foi assim descrito pelo cronista Fernando Terra, o primeiro a escrever sobre esporte no saudoso “Lavoura e Comércio”: “Com um grande match de foot-ball, o USC inaugura no dia de Natal, a sua esplêndida praça de esportes” (nos terrenos da Santa Casa de Misericórdia). “Os foot-ballers de Araguary acederam em jogar com o primeiro team do clube local. A novel associação inicia assim suas lutas esportivas, com um renhido embate inter-municipal. O Dr. Tancredo Martins, em palavras de vibrante entusiasmo, em nome da diretoria do clube, fez entrega da belíssima taça, oferecida pela artista “La maruxa” à equipe vencedora. Conquistou assim o Uberaba Sport os seus primeiros louros”. “O juiz da partida foi o “referee” Ricardo Fonseca, que juntamente com os bandeirinhas, estavam de paletó e gravata, impondo mais respeito... O Uberaba jogou com Aladino, Gama e Macário; Waldemar Junqueira, Satyro de Oliveira e Antonio; Targino, Aristides Cunha Campos, Olavo Junqueira, José Ribeiro e Mário Junqueira. O Araguary contou com Ernesto, Pinho e Machado; Aristides, Celso e Dante; Djalma, Luiz, Jeovah, Mário e Alderico. O “placard” foi um triunfo sensacional do USC por 3 a 0 (pesquisas recentes apontam que o jogo poderia ter sido 3 a 1), com gols de Aristides Cunha Campos que fez o primeiro, José Ribeiro ampliou para 2 a 0 e Targino completou a goleada”.
Na década de 30, o USC recebeu e venceu em seu Estádio no Bairro Mercês, acertadamente batizado de Boulanger Pucci, um dos maiores beneméritos do clube, grandes e memoráveis equipes do futebol brasileiro e mundial. Naquele gramado, desfilaram muitos dos maiores jogadores da época, em equipes como o Paulistano e o Peñarol do Uruguai, entre outros.
Nos anos 40, o famoso São Paulo Futebol Clube, de Leônidas da Silva, e o Atlético Mineiro, campeão na Europa, proporcionaram grandes embates com o Colorado no Boulanger Pucci. Em um inesquecível jogo contra o Galo, de Kafunga, brilhou a estrela de um uberabense que fez história: Wilson Frade, o “Ticrila”, que ao lado de Otacílio, Gabardinho, Djalma e Nelsinho, foi quebrada a invencibilidade atleticana por 3 a 2.
Nos anos 50 o USC ganhou seguidamente o Campeonato do Triângulo, até voltar a disputar o Campeonato Mineiro, onde foi bi-campeão do interior. O time marcou época nos anais do clube: Vilmontes, Loli, Cazeca, Tam, Tiago, Lanza, Fausto, Paulinho, Zé Luis, Tati e Oliveira.
Em 1976, em sua primeira participação em campeonatos brasileiros, o Uberaba venceu seu primeiro jogo. Em jogo válido pela terceira rodada, em 12 de setembro de 1976, o Uberaba derrotou a Portuguesa de Desportos, com um gol do lateral Alfinete. O povo de Uberaba saiu às ruas para comemorar, em carreata, a boa vitória do Colorado de BP.
No campeonato brasileiro de 1977 ocorreu uma das mais vibrantes vitórias do Uberaba Sport em todos os tempos. Com dois gols de Naim e dois de Paulo Luciano, o USC destruiu o Santos de Cejas, Ailton Lira e Juary, que aliás fez o gol santista. Uberaba 4x1 Santos, que vitória. Foi em 27 de novembro de 1977.
Equipe de 1983: Edson Luiz, Celso Sá, Lobão e Gilvan; Lindário, Aldeir, Hilton e Joãozinho Maradona; Binga, Cabeça e Estevan Real; Técnico: Marcos Viana.
Conquistas:
Taça Minas Gerais 1980
Torneiode Acesso ao Campeonato Brasileiro - 1986
Torneio Santos Dumont - 1974
Módulo II 2003
Vice-Campeão Taça Minas 2006

Feliz Ano Novo a todos do Uberaba e também a todos clubes de Minas Gerais. Especial para vc Begatti, pelas informações passadas com profissionalismo e emoção.
ResponderExcluirNel NeTTupi-
T.O Tribo Carijó
Juiz de Fora MG
Obrigado Nel, desejo o mesmo para você e sua família.
ResponderExcluirGrande abraço!